Assunto: Aids (Sida: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)

 
Quem tem mais chance de se contaminar com a SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida = AIDS) numa relação desprotegida, homem ou mulher?

A mulher tem muito mais chance de se contaminar, por vários fatores, como a presença de uma concentração muito maior de vírus da AIDS no líquido seminal do que nas secreções vaginais. O pênis fica menos tempo em contato com as secreções vaginais do que a vagina com o líquido seminal. O pênis também tem pouca ou nenhuma capacidade de absorção mucosa, já a vagina é uma mucosa com grande capacidade absortiva.

 

Homem portador de HIV (AIDS) que fez vasectomia, pode  transmitir AIDS ?

Sim, pois o vírus está presente em qualquer secreção do corpo. O homem vasectomizado não ejacula espermatozóides, mas ainda emite o líquido prostático com grande concentração de vírus.

 
 
 
Pode-se contrair AIDS pelo sexo anal ?

Sim, pois o reto é uma mucosa altamente absortiva e existe uma grande quantidade de vírus presentes no líquido seminal.

 
Qual a melhor prevenção contra a AIDS ?

O uso adequado de preservativos, isto é, desde o início, não só para ejacular e evitando contato de secreções do parceiro(a) desconhecido(a) com as mucosas (boca, olhos, vagina e ânus).

 
 
Onde se encontra o vírus da AIDS no corpo humano contaminado ?

Em qualquer tecido ou secreção que contenha linfócitos, como sêmen (líquido seminal), secreções vaginais, sangue, plasma e derivados (fator VIII, etc.), lágrimas, saliva , etc.