Assunto: Alopécia - FINASTERIDA

 
Quais os efeitos colaterais do remédio FINASTERIDA que tem sido usado para queda de cabelo?

A maioria dos efeitos colaterais da finasterida foram observados com a dose de 5mg para doenças urológicas (próstata), mas mesmo na dose de 1mg como a utilizada em dermatologia (alopécia) os efeitos são os mesmos a longo prazo, falando a favor de uma "impregnação" do organismo.

Uma verdade sobre a finasterida é a diminuição da libido, sem impotência, apenas um "desinteresse" pelo sexo, que quando solicitado, "funciona". Em vários clientes, pudemos notar que houve diminuição da testosterona a níveis muito baixos, o que explica a perda da libido. Também houveram queixas de cansaço físico ou perda de condicionamento físico e diminuição do líquido ejaculado, possivelmente também explicado pela baixa testosterona.

Como a finasterida realmente funciona para evitar a queda dos cabelos (dificilmente repõe) e a vida média dela é longa (dias), orienta-se a alguns clientes a intercalarem os dias de uso da medicação, objetivando diminuir seus efeitos colaterais sobre a sexualidade, sem prejudicar o efeito sobre o couro cabeludo.

Os efeitos são reversíveis com a descontinuação da finasterida e é lógico, os cabelos voltam a cair após algum tempo.

 

Uso o medicamento finasterida há nove meses e o resultado não é muito satisfatório. Há necessidade de um período de descanso?

Não sei lhe informar, estando o dermatologista mais indicado. Posso lhe adiantar que a finasterida não repõe cabelo, apenas evita a queda dos já existentes.
 

Caso eu planeje ter um filho, devo descontinuar a utilização da droga?

Obrigatoriamente.
 

Quais os efeitos deste medicamento em relação à fertilidade? Serei estéril por usar o finasterida por um bom tempo?

Diminuem sensivelmente a espermatogenese (produção) de espermatozóides. Os efeitos, até onde sabemos, na dose de 5mg/dia utilizada para próstata, sobre a potência e espermatogênese são reversíveis, mesmo após anos de uso.  Além disto, a finasterida manipulada tem biodisponibilidade (absorção nas 24 horas) irregular. Uma opção seria o uso da finasterida tópica a 0,1% + minoxidil 5%, aplicada no couro cabeludo.
 

Uso Finasterida para a queda de cabelos e minha pressão aumentou bastante após o início do tratamento. A causa pode ser o uso deste medicamento?

Por ser um hormônio, a Finasterida, embora em dose baixa, pode reter sódio e com isto aumentar a pressão arterial, pois o sódio vai reter por sua vez água, aumentando o trabalho do coração. Consulte o dermatologista ou um cardiologista para ver se existe algum outro fator de risco para a hipertensão envolvida, pois é raro que a Finasterida cause isto, mesmo em doses cinco vezes maiores, como as usadas para próstata.

Uso Finasterida há 3 anos e minha esposa ficou grávida. Existe algum risco?

A finasterida por ser um hormônio pode, em contato com a mulher grávida, mesmo que seja apenas por manipular os comprimidos, ocasionar virilização no feto e no bebê de sexo feminino. Assim, o melhor é orientá-la a não manipular os comprimidos e não ter contato nenhum com a substância.
Pelo esperma não há problema.