Assunto: Líquido prostático

Fico excitado facilmente e quando isto acontece, meu pênis libera uma espécie de líquido transparente. O que pode ser?

Este líquido tem origem na própria uretra e na próstata e tem por objetivo, "tamponar" o pH da uretra ácido (5-6) e prepará-la para a ejaculação do sêmen (líquido prostático + espermatozóides) cujo pH é muito alcalino (8-9). Ou seja, é considerado como o "lubrificante masculino". Ao menor grau de excitação começa sua produção que só se encerra com a retirada do estímulo ou a própria ejaculação. Este líquido ao secar em contato com as roupas fica esbranquiçado e torna- se perceptível em algumas cores escuras. Nada há para diminuir a produção do mesmo nos indivíduos que tem aparente excesso de produção.

Nada há de errado entretanto com o indivíduo, não sendo sinal de uretrite (embora possa confundir-se com clamídia no início, antes do aparecimento do pus, que torna a secreção amarelada clara) mas na dúvida um exame da secreção ou mesmo tratamento com antibióticos possa ser realizada na dúvida entre uretrite e líquido prostático. Lembro sempre aos mais jovens que este "lubrificante" contem espermatozóides e pode ocasionar uma gravidez indesejada.

Quando fico durante mais de uma semana sem ter relações sexuais às vezes ao urinar sai um pouco de liquido seminal ou até mesmo de esperma. As vezes isto ocorre também devido a sonhos molhados ao dormir. Isto é normal?

Você está produzindo o lubrificante masculino 24 horas por dia e esta produção aumenta nos sonhos, sonhos eróticos, poluções noturnas (sonhos molhados), ereções noturnas, diurnas e  também na hora de evacuar, se você fizer algum esforço maior.. Não sai esperma (embora tenham alguns) e sim líquido prostático e uretral. Absolutamente normal e não está relacionado à freqüência sexual ou hormônios. Alguns homens produzem em grande quantidade que chega a molhar a cueca ou o calção, constrangendo-se quando está na praia ou na piscina.

Durante o período de excitação libero uma quantidade exagerada de um liquido incolor, mas não sinto qualquer dor ou irritação. O que pode ser?

Alguns homens jovens e adultos jovens tem este "excesso de líquido lubrificante" (soma das secreções que em parte é uretral, sendo a maior quantidade, prostática) na fase de excitação e muitas vezes não usam uma sunga na praia, com medo de ver uma mulher bonita e sujar a sunga. Outros, usam absorventes para poder freqüentar locais como praia e clubes. Ainda há os que tem a emissão, em situações comuns e andam sempre forrados, para não sujar as calças. Não há relação com uretrites ou prostatites, que teriam sintomas associados, como ardência, dor ao urinar e coloração do amarelado ao esverdeado, que seriam eliminadas continuamente, mesmo sem a excitação. Nestes casos o diagnóstico é feito pela simples ordenha da uretra pelo urologista. Nada há para ser feito em termos medicamentosos, para controlar esta emissão.