Assunto: Pênis (1) (2) (3) (4)

 

O pênis pode "quebrar" quando ereto ?

Sim. Chama-se fratura dos corpos cavernosos, que é o tecido que se enche de sangue para a ereção e localizam-se um de cada lado do pênis, sendo perfeitamente palpáveis quando eretos. O canal da urina, uretra, passa bem no meio dos corpos cavernosos (veja uretra e pênis). Os corpos cavernos são revestidos por uma membrana fibrosa elástica e distensível, chamada túnica albugínea (veja uretra e pênis e cortes transversais) que dá a rigidez à ereção quando os corpos cavernosos estão cheios de sangue. A mesma albugínea está fixa por um ligamento (ligamento suspensório do pênis - ver pélvis masculina) no osso da púbis logo acima dele. É por isto que o pênis, flácido ou ereto, não pode ser puxado para fora.

Para entender melhor, no estado flácido, o pênis é mole e maleável por que os corpos cavernosos estão vazios, podendo ser dobrado e sacudido, mas ainda assim está fixo no osso da púbis.  Na ereção, (ver mecanismo da ereção) ele continua fixo no osso e fica duro (rígido) e não mais deformável, isto é, não pode ser entortado para os lados ou dobrado. O pênis ereto está sujeito a forças laterais (torção, dobradura, angulação), como as aplicadas por nós para quebrar um graveto ou apagar o cigarro contra o cinzeiro.

A fratura dos corpos cavernosos pode acontecer quando há um trauma durante a relação em qualquer posição, isto é, o pênis ereto sai da vagina e ao tentar penetrar novamente encontra um obstáculo (nádega, coxa, púbis, períneo (entre a vagina e o ânus)) e sofre uma angulação súbita e vigorosa. Observamos com mais freqüência nas relações sexuais quando a mulher está por cima e nas relações sodômicas (anal).

Este trauma  pode romper a túnica albugínea causando hematomas (coleção de sangue na profundidade ) no pênis e bolsa escrotal , equimoses (pele arroxeada pelo hematoma), dor e edema (inchaço) local. O homem, quando  sofre a  a fratura, escuta habitualmente um "clec" seco como o destroncar de um dedo e só após o aparecimento da equimose (que pode escurecer todo o pênis, a  região acima deste e a bolsa escrotal ) se dá conta do ocorrido.  

Geralmente o tratamento é conservador (clínico) e consiste  em gelo local nas primeiras horas, na abstinência sexual e medicação sintomática , como por exemplo, analgésicos.  Raramente, em fraturas mais graves com  intensa  dor local e grandes coleções de sangue na bolsa escrotal e pênis, podem requerer tratamento cirúrgico imediato, para estancar a hemorragia e drenar o hematoma.

A cor escura da pele do pênis e bolsa escrotal, provocada pelo hematoma ou pela equimose, somem espontaneamente em alguns dias e raramente vemos seqüelas (complicações) do ocorrido. A seqüela mais comum é o encurvamento peniano (Doença de Peyronie), onde a cicatrização da fratura deixa uma parte da túnica albugínea sem elasticidade. Como um dos corpos cavernosos, devido a este fato, vai se encher menos, o que se enche mais empurra o outro para um dos lados, para cima ou para baixo (Figura à esquerda). Se comprometer a ambos os corpos cavernosos, haverá a formação de uma cintura no pênis, com  prejuízo da ereção (Figura à direita) e encurtamento do membro.

Leia matéria da revista "Mundo estranho"

 

Normalmente quando eu acordo naturalmente (sem o uso do despertador) o meu pênis está ereto. Gostaria de saber se é normal?

Sim. Pode ser estímulo da bexiga cheia (tesão de mijo) ou sonho erótico.

Tenho muitos pelos pubianos, inclusive no pênis, causando desconforto para minha parceira e para mim também. Há alguma forma de eliminá-los ou alguma forma de depilação definitiva? 
 
 Por depilação à laser, chamada de epilação, pois destrói o folículo piloso definitivamente e é menos dolorido que a eletrólise.

 

Balonopostite


Pênis com balanopostite por cândida

 

 

 

 

Quais as drogas que os atores de filmes pornô utilizam para ficarem com o pênis maior???

Os atores são selecionados (escolhidos) apenas pelo tamanho do pênis e não por outros atributos físicos (beleza, cabelo, cor, idade, músculos, etc.) e apenas usam substancias que mantém o pênis ereto artificialmente por mais tempo, mas do tamanho natural. Não existe maneira de aumentar as dimensões do pênis. Leia as FAQ´s sobre pênis e o aviso da SBU.

 

Tenho pequenas feridas no corpo do pênis, com pus dentro. O que poderia ser isso?

Não é pus, é sebo (gordura) que lubrifica a sua pele genital. Não esprema.
Mostre ao urologista para ter certeza.

 

Tenho hipospádia (buraco do pênis abaixo da cabeça). O pênis cresce depois da cirurgia? Tenho também excesso de pele, o que causa mau cheiro. Posso corrigir os dois problemas na mesma cirurgia?

O gubernáculo, preso à uretra, ao ser liberado para a reconstrução, aumentará proporcionalmente o comprimento do pênis. A uretra pode ser reconstruída até a glande, aproximando-se do normal. O prepúcio é usado na reconstrução da uretra.
 

Existe a possibilidade de cirurgia para aumentar o pênis? Ou, existe outro método, como bombas? É seguro?
Existe algum modo de aumentar enquanto este está rígido?

Alongamento e aumento são usados como sinônimos e nenhum deles é possível ou reconhecido pela urologia mundial, até o momento atual.

Tenho 50 anos e há algum tempo venho sentindo minha glande ressecada e com perda de sensibilidade. O que pode ser?

Se voce é postectomizado (sem a pele do prepúcio) é esperado que isto ocorra, pois a mucosa vira pele e nada ou muito pouco pode-se fazer. Se você tem pele e a glande está ressequida, isto pode indicar déficit hormonal. Procure um urologista na sua cidade.

 

Nunca tive relações sexuais. Reparei que em volta do corpo do meu pênis surgiram bolinhas brancas, como espinhas. Não tenho nenhum sintoma. O que pode ser?

São glândulas sebáceas e folículos pilosos que na pele genital mais fina, ficam em mais evidentes.