Perguntas Frequentes

Aids (Sida)

Quem tem mais chance de se contaminar com a SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida = AIDS) numa relação desprotegida, homem ou mulher?

A mulher tem muito mais chance de se contaminar, por vários fatores, como a presença de uma concentração muito maior de vírus da AIDS no líquido seminal do que nas secreções vaginais. O pênis fica menos tempo em contato com as secreções vaginais do que a vagina com o líquido seminal. O pênis também tem pouca ou nenhuma capacidade de absorção mucosa, já a vagina é uma mucosa com grande capacidade absortiva.

Homem portador de HIV (AIDS) que fez vasectomia, pode transmitir AIDS ?

Sim, pois o vírus está presente em qualquer secreção do corpo. O homem vasectomizado não ejacula espermatozoides, mas ainda emite o líquido prostático com grande concentração de vírus.

Alopécia (Finasterida)

Quais os efeitos colaterais do remédio FINASTERIDA que tem sido usado para queda de cabelo?

A maioria dos efeitos colaterais da finasterida foram observados com a dose de 5mg para doenças urológicas (próstata), mas mesmo na dose de 1mg como a utilizada em dermatologia (alopécia) os efeitos são os mesmos a longo prazo, falando a favor de uma “impregnação” do organismo.

Uma verdade sobre a finasterida é a diminuição da libido, sem impotência, apenas um “desinteresse” pelo sexo, que quando solicitado, “funciona”. Em vários clientes, pudemos notar que houve diminuição da testosterona a níveis muito baixos, o que explica a perda da libido. Também houveram queixas de cansaço físico ou perda de condicionamento físico e diminuição do líquido ejaculado, possivelmente também explicado pela baixa testosterona.

Como a finasterida realmente funciona para evitar a queda dos cabelos (dificilmente repõe) e a vida média dela é longa (dias), orienta-se a alguns clientes a intercalarem os dias de uso da medicação, objetivando diminuir seus efeitos colaterais sobre a sexualidade, sem prejudicar o efeito sobre o couro cabeludo.

Os efeitos são reversíveis com a descontinuação da finasterida e é lógico, os cabelos voltam a cair após algum tempo.

Ânus

Ânus

Ultimamente tenho relações sexuais apenas nos finais de semana, sentindo uma forte dor no ânus após a ejaculação. O que pode ser?
Dificilmente você vai ouvir esta palavra: Prostatodínia ou dor na próstata (e vesículas seminais), no seu caso em particular, devido às ejaculações muito espaçadas requerendo um esforço maior da musculatura perineal ou pelo tempo longo de excitação sexual. Assim, há um tenesmo (contração intensa da musculatura) ao redor da próstata, que coincide com a potente musculatura do ânus, que quando contraída intensamente, resulta em dor neste local ou entre o ânus e bolsa escrotal, no períneo. Pode ainda, ser decorrente de uma inflamação (aumento do tamanho da glândula) ou infecção (prostatite aguda). Geralmente não há relação com quadros de maior gravidade, mas assusta pela dor retal. Procure ser examinado na sua cidade.

Fechar Menu